Dicas Para Reduzir o Stress.

Postado em Jan 5, 2011

O stress é inimigo do coração.

Existem dezenas de estudos a confirmar esse mesmo facto. Sabemos que é preciso reduzir o stress mas não podemos largar tudo no meio do dia e fugir para um spa para ser massajado até passar. Mas não há motivos para desesperar, nem precisa se mudar para uma ilha deserta.

Se o stress é uma coisa que o preocupa e não tem ideia como pode reduzi-lo, aqui vão algumas dicas práticas.

  • Rir é o melhor remédio. Se está tenso experimente tirar um pouco de tempo para se rir. Veja uma comédia ou junte se com amigos e conte umas anedotas. Cada vez que se ri, aumenta os níveis de oxigénio no corpo, o fluxo sanguíneo aumenta e o stress desaparece. Só o acto de pensar em rir a bandeiras despregadas é o suficiente para começar a baixar os níveis de hormonas do stress.
  • Não é só o cão que é o melhor amigo do homem. Os animais de estimação  dão nos amor incondicional e também nos dão saúde. Cada vez que dá um carinho ao seu animal de estimação, nem que seja por poucos minutos o seu corpo liberta hormonas que nos fazem sentir prazer como a serotonina, prolactina, e oxitocina, e ao mesmo tempo reduz a quantidade de hormonas do stress libertadas. Um estudo recente mostrou que o ronronar de um gato é capaz de baixar quase instantaneamente a tensão arterial.
  • Entrou em stress hoje de manhã porque não encontrava as chaves do carro ou o trabalho de casa do seu filho? Limpe e organize-se para eliminar esta fonte de stress. Estar rodeado de tralha e desorganização aumenta os níveis de stress e ansiedade. Tire um dia para limpar e organizar -se. Um espaço limpo e organizado em um efeito reparador e relaxante com o bónus de fazer limpeza ser um bom exercício capaz de queimar até 250 calorias por hora.
  • Se tiver a sorte de ter um jardim com um relvado vá cortar a relva. Cientistas revelaram que o cheiro de relva acabada de cortar contém uma substância que bloqueia a libertação de hormonas do stress no cérebro. Não se esqueça de usar tampões nos ouvidos pois o barulho da máquina de cortar a relva pode voltar a fazer subir os níveis de stress de novo.
  • Beba um copo de sumo de laranja acabado de espremer. Estudos revelarem que a vitamina c pode ajudar as pessoas a lidar melhor com o stress, baixando os níveis das hormonas do stress como o cortisol.
  • Quem canta os seus males espanta. Está sentado no carro numa fila interminável e já está atrasado para uma reunião importante? Cante! Cantar faz-nos sentir mais felizes. Um estudo com pessoas que cantavam em corais mostrou que elas sofrem menos stress do que pessoas que não cantam.
  • Exercício é uma das melhores maneiras de aliviar o stress. Ao fazer exercício os nossos corpos libertam endorfinas (neurotransmissores que nos fazem sentir bem). Também nos ajuda a focar o que estamos a fazer e esquecer o que nos está a stressar. Tire nem que seja 10 minutos para dar um passeio rápido quando se sentir mais stressado vai ver que se sente logo um pouco melhor.
  • Se alguém lhe oferecer uma pastilha aceite. Parece que mascar uma pastilha faz mais do que refrescar o hálito. Estudos recentes revelaram que mascar pastilhas reduz a ansiedade e o stress e também aumenta o desempenho intelectual. No estudo as pessoas que mascavam pastilha regularmente não só não sofriam tanto com o stress mas também sofriam menos com depressão e tinham menos incidência de hipertensão e colesterol elevado.
  • Respire fundo. Não é por acaso que nos dizem para parar e respirar fundo quando estamos enervados. A respiração profunda aumenta os níveis de oxigénio no corpo e ajuda a relaxar. Se aliar aromas como a lavanda ou rosmaninho à respiração profunda vai obter um resultado ainda melhor porque esses aromas baixam os níveis da hormona de stress cortisol.
  • Teve um dia “daqueles”? Então o melhor remédio é uma boa relação sexual. Além de ser divertido, dar prazer e queimar calorias,o sexo alivia stress, baixa a tensão arterial e ajuda-o a dormir melhor.

Experimente estas dicas fáceis e práticas para controlar o stress e melhorar a sua qualidade de vida e a sua saúde cardiovascular.

Muitos mais truques, dicas saudáveis e informação imperdível na Revista Electrónica BemEstarIntegral. Subscreva-a gratuitamente aqui.


Unique visitors to post: 40